sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O TRIBUNAL DE CRISTO E AS BODAS DO CORDEIRO: O Julgamento dos crentes e as Núpcias da Igreja.



Estudos Doutrinários e Expositivos no Livro do Apocalipse - Esboço (Aula 3)


TEXTO BASE: AP. 19. 1-10 / 
TEXTO COMPLEMENTAR :1 CO 3.10-15



INTRODUÇÃO

              Depois do Arrebatamento da Igreja, O Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro, marcarão os eventos do chamado Dia de Cristo. No primeiro momento, Jesus será manifesto como o Juiz que julgará, sem imparcialidade, como os crentes exerceram a mordomia Cristã, aqui na Terra. As palavras-chave serão JUSTIÇA e RECOMPENSA. No segundo momento Jesus se apresentará como Noivo afeiçoado, para se juntar definitivamente com Sua Noiva imaculada. As  palavras-chave serão AMOR e UNIÃO.

1. DEFININDO OS TERMOS

1.1 TRIBUNAL DE CRISTO: É o evento que se dará logo após o Arrebatamento da Igreja, onde os crentes comparecerão perante Cristo para o julgamento de suas obras a fim de receber ou não o seu galardão. (Cf. 2 Co 5.10 ; Rm 14,10)

1.2 BODAS DO CORDEIRO: É a festa do casamento simbólico de Cristo com a Igreja, quando ela adentrar definitivamente em Jerusalém, no Céu, sua Nova Morada (Ap 19.6)

2. O JULGAMENTO DSO CRENTES NO TRIBUMAL DE CRISTO

2.1 VERDADES CONCERNENTES A ESTE EVENTO

a) Jesus será o Juiz que fará um julgamento individual e sem parcialidade (Jo 5.22; 2Tm 4.8;)
b) O julgamento ocorrerá possivelmente nos ares, onde será instalado o Tribunal de Cristo ( cp. Ap 22. 12; 2Tm 4.8; 1 Pe 5.4)
c) O crente será julgado como servo ( As obras), pois ele já foi julgado como pecador, na cruz (o pecado original) e como filho, na atualidade ( O procedimento)
d) A natureza do Julgamento - não será para castigo e sim para recompensa a quem merecer  (1 Co 3.14,15,8)
e) Serão julgadas não apenas as obras em si, mas nossas motivações, embasamento, amor e fidelidade o serviço cristão. (Cf 1 Co 9.17)
f) O Instrumento de julgamento será a santidade e onisciência de Cristo, o fogo que provará as obras (I Co 3.13)
g) O não-recebimento de galardão não comprometerá a salvação, mas o descuido espiritual ao serviço cristão pode comprometer, sim. (1 Co 3.15 

2.2 OS TIPOS DE OBRAS ANALISADAS 

a) As obras aprovadas - (Materiais Específicos de Grandes Construções e Palácios)
Ouro: Metal mais precioso dos tempos bíblicos Símbolo das coisas celestiais. Fala das obras feitas em Deus ou com sua aprovação (Cf. Jo 3.21)
Prata: Era com este material que se efetuava a redenção dos primogênitos. É símbolo da redenção realizada por Cristo, assim sendo, representa as obras feitas pela fé em Cristo ou por intermédio da graça trazida por Cristo (1 Co 15. 10)
Pedras Preciosas: Na bíblia são vistas como adornos, principalmente das noivas (Jo 17.22; Ez 16.11,12), sendo símbolo do Espírito Santo. Representa as obras feitas pelo poder ou sob a influência do Espírito Santo (Rm 15.19)

NOTA: No tribunal de Cristo o Fogo ( a santidade e onisciência de Cristo atestará estas obras garantindo-lhes  o devido galardão.

b) As obras reprovadas - (Materiais usados em casebres e choupanas desérticas)
Madeira: símbolos das coisas humanas. Fala das obras cujo significado e valor concentra-se apenas no “operar segundo os homens” ( 1 Co 3.3)
Feno: Trata-se de capim seco e simboliza tudo que necessita de renovação. Este tipo de obras indica as coisas feitas com negligências, irresponsabilidade, vanglórias ou coisas parecidas (1 Co 9.17;  Fp 1.17)
Palha: Simboliza a fraqueza, algo sem consistência ou valor  ) è o tipo de obra que não satisfaz o dono da Obra. (Cf.Ap  2.4,5

NOTA: Estas Últimas obras não suportarão o Fogo da santidade e onisciência de Cristo, que revelará a natureza da prática dos serviços cristãos. Por isso não credenciarão nenhum  galardão.

3. O GRANDE CORTEJO NUPCIAL DE CRISTO E A IGREJA

3.1 ELEMENTOS QUE MARCARÃO A BODAS DO CORDEIRO

a) O Encontro de todos  o salvos de todos os tempos e de todos os lugares diante do Cordeiro
b) A Entrada de Jesus com a Igreja em sua Nova Morada, a Santa Jerusalém, nos Céus  (Jo  14.1-3; HB. 12,22)
c) A apresentação oficial da Igreja feita por Cristo ao Pai ( Mt 10.32; Lc 12.8; Ap. 3.5; Jd 24)

3.2 O TEMPO E OS ACONTECIMENTOS 

a) Junto ao tribunal de cristo cobrirá um período de sete anos terrestre, mas será um tempo não cronológico para a dimensão celestial 
b) Realizar-se-á o cortejo nupcial, um banquete indizível, no Céu. ( Lc 22.30)
c) Neste tempo ocorrerá todas as recompensas aos vencedores reveladas em Apocalipse 2 e 3 e 21 ( 2.7,11,17,26-28; 3.5,12,21; 21.7)

NOTA: depois deste das Bodas do Cordeiro, a O Igreja será chamada de a “ESPOSA DO CORDEIRO” (Ap. 21.9)

CONCLUSÃO 

             Apesar de tudo que a bíblia nos revela, os detalhes do tribunal de Cristo e das Bodas do Cordeiro não foram revelados, saberemos Naquele Dia. É certo dizer, portanto, o que afirma o poeta sacro: “METADE DA GLÓRIA CELESTE, JAMAIS SE CONTOU AO MORTAL”  Oh! Glória!!!  


Fonte da imagem: http://jornalboasnovas.com/sem-categoria/bodas-do-cordeiro-e-tribunal-de-cristo-2/

6 comentários:

  1. sou Reginaldo e fico muito triste quando ministros da palavra de Deus PRO CURÃO
    DEBATE QUANDO UM UM OU MAIS IRMÃOS FALA A VERDADE DO EVANGELHO QUANDO APARECE UM IRMÃO APARECE NAS IGREJAS PREGANDO O EVANGELHO ASIM TRAGÃO O DIZIMO É ACEITO QUANDO DIS VAI TER CURA É ACEITO QUANDO PREGA A PROSPERIDADE É ACEITO MAS QUANDO PREGA A SAUVACÃO OS PRÓPRIOS MINISTROS SE REVELA QUERENDO DISTORCE REAL MENTE A VINDA DE JESUS ESTA PROSIMA JESUS DISSE É MELHOR CHEGA NO CÉU FALTANDO MENBROS DO CORPO DO QUE CHEGA NO INFERNO COM O CORPO INTEIRO TAMBÉM DISSE QUE NÃO AJUNTEIS PRATAS NEM OURO ONDE A TRASSA E A FERRUGEM A CONSOME LEMBRO DAS PASAGEM DA BÍBLIA LEMBRO DE JEREMIAS PRESO GOGADO NO CALABOUÇO ISAIAS FUGIÃ PARA O DESERTO GOÃ PERDEU A CABEÇA ESTEVÃO APEDREGADO NA RUA OUTROS QUE SOFRERÃO POR AMOR AO EVANGELHO SE HOJE SAISE UM DECRETO QUE OS PASTORIS TINHA QUE SOFRER PARA MINISTRA MUITAS CARTEIRINHAS SERIA ENTREGUE VOCEIS NÃO ACHA QUE POUCA VERGONHA QUE VIVEMOS MINISTROS? VOCEIS TÃO PREPARADOS CITEM VERSÍCULOS DA BÍBLIA CONTRA DIZENDO,

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor, prezado irmão! Verdade que há muitos falsos obreiros e verdade também que a verdadeira mensagem bíblica está sendo esquecida e substituída por espetáculos com desvios doutrinários e extravagâncias espirituais, portanto, esteja preparado. Sirva a Deus numa Igreja séria. Sirva ao Jesus da Bíblia e esteja emalerta para não se embaraçar com todas estas coisas. Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  3. LEIAM 2.CORINTIOS, 11.AO .15.COMENTEM POR FAVOR, E FILIPENSEIS,2.4. E 4.8. REGINALDO

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela explicação, foi simples e objetiva... gostei das definições nos tipos das obras, muito relevante.Deus te abençoe!! A paz de Jesus. :)

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor pastor. Explicação objetiva de fácil entendimento, grata a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir