sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O FALSO PROFETA E A IGREJA MUNDIAL E ECUMÊNICA



Estudos Doutrinários e Expositivos no Livro do Apocalipse - Esboço (Aula 5)

TEXTO BASE: AP. 17 / TEXTO COMPLEMENTAR: AP 13.11-17

Introdução

                Na proporção que Anticristo despontará como o grande líder político, o Falso Profeta ascende como o grande líder religioso. Ele terá a missão de fazer o mundo voltar-se a primeira Besta por isso na trindade satânica ele imitará o Espírito santo que é  testemunha das obras de Cristo.
                Em apocalipse, encontramos três referências que mencionam o nome “Falso profeta”: 16.13; 19.20 e 20.10, mas suas atividades estão em várias partes deste livro, começando com aquelas que falam dele como Besta que Subiu da Terra.
                Reportaremos aqui à pessoa do Falso Profeta e a sua missão, bem como à super-igreja tribulacionista, que será mundial, ecumênica e, sobretudo, apóstata.

1. O FALSO PROFETA: O GRANDE MINISTRO RELIGIOSO


1.1 Seu Perfil e Sua Natureza (Ap. 13.11)
    a) “Subir da terra”: Talvez seja um homem nacionalista de uma notabilidade mundial menor que a primeira Besta que subiu das águas (nações).
    b) “Tinha dois Chifres”: Política e religião - o poder religioso do Falso profeta estará interligado o sistema político do Anticristo.
    c) “Semelhantes aos de um cordeiro... Falava como dragão” - Aparência de piedade, mas o interior é demoníaco (uma expressão antitética entre Jesus e o Diabo)

1.2 As Obras do Profeta (Ap. 13-11-16)
    a) “e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta” (v.12):  Será chefe da Falsa religião que induzirá o mundo a adorar ao Anticristo.
    b) “E faz Grandes Sinais” (v.13: Agirá pelo poder do diabo que atuará na primeira besta. (v.12) É por este poder que ele enganará o mundo com seus milagres (v.14)
    c) “que se fizessem uma imagem da besta” (vv.14,15): idealizará uma imagem da besta como objeto de culto, uma espécie de ditadura religiosa.
    d) “e faz que todos... lhe seja posto um sinal na mão direita ou na testa” ( vv.16,17): Ganhará prestígio do Anticristo e organizará um sistema de controle e rastreamento, através de um código que será a marca de identificação da Besta. Uma ditadura comercial.

2. A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA MUNDIAL

2.1 O Sistema Único de Religião na Primeira fase da Grande Tribulação.
      a) O Falso Profeta unirá todos os credos, religiões e segmentos religiosos em um Sistema Único de Religião, (A Babilônia de Ap.17.5) que fará surgir a Super-Igreja Mundial (17.1-3)
      b) Surgirá a Igreja das Conveniências Humanas; todos terão o direito de praticar seus credos numa prática cultual ecumênica sem que haja o mínimo conflito.
      c) O Falso Profeta será uma espécie de “Pastor Presidente Mundial”, mas todas as diretrizes serão políticas predefinidas, camufladamente, pelo Anticristo.

2.2 O Perfil da Igreja Mundial da Grande Tribulação (Ap 17. 1-6)
     a) “Uma Prostituta” (V.1): Ao contrário d Igreja de Cristo que é uma Virgem Pura, a Igreja tribulacionista é comparada a uma prostituta. Terá um caráter vil e rival a santidade de Deus.
     b) "Assentada sobre muitas Águas” (v.1): Sua abrangência universal.
     c)  Com qual se prostituíram os reis da Terra”: (v.2):  A noiva agradou a Cristo, a Prostituta aos reis da Terra. Esta Igreja ela sempre existiu ao Longo dos anos. Babilônia, que é um símbolo de Roma, sempre esteve presente no passado e no presente.
    d) “Uma mulher sentada numa besta” (v.3): A mulher é a mesma prostituta. A Besta é o Anticristo. Note que suas características são as mesmas em 13 e 17: Nomes de blasfêmias, sete cabeças e dez chifres: (13.1,5, 6; 17.1)
    e) “Vestida de púrpura, adornada com ouro...” (v.4): Opulência e luxuosidade
    f) “Cálice de ouro cheio das abominações": (v.4): Abominação é o slogan da idolatria e da profanação da Igreja Ecumênica, assim, como foi da religião falsa ao longo da história ( Cf. v. 5; Dn 9.27; Mt. 24.15)
    g) “Embriagada do Sangue dos santos”: (v.6): Todos sabem quem foi a maior assassina dos salvos na história . O lado histórico do Sistema religioso iníquo tribulacionista, é visto aqui.
    h) Jerusalém será a Sede da Igreja Mundial (Mt. 24.15)

2.3 Surpreendentes Revelações sobre a Besta e a Prostituta (17.7-13)
    a) “A Besta:” Foi e já não é, mas que virá- (v.8): O Anticristo que de alguma forma já havia se manifestado aos judeus na pessoa de Antíoco epifânio.
    b) “As sete cabeças são sete montes”: (v.9): Referência a Roma, cidade das sete colinas. Roma foi edificada sobre sete montes. O Anticristo será romano ou terá uma grande ligação com o sistema religioso de Roma. E aí? Interessante, não acha?
    c) “e São também sete reis... "(v.10).”: Possivelmente os Sete Impérios mundiais
“Cinco já caíram” (Egito, Assíria, Babilônia, medo-persa, Grego)  (?)
“e um existe” (Roma, que ainda estava de pé nos dias de João) (?)
“outro ainda não é vindo” (Uma potência mundial que ainda surgirá e terá um domínio pequeno, mas, conduzirá o mundo para o Anticristo ) (?)

    d) “a Besta é o oitavo rei” (v.12) O único dos governantes mundiais que incorporará elementos dos sete anteriores, sendo mais cruel.

    e) “Os dez chifres que vistes são dez reis” (v.12): A confederação de dez reinos aliada ao Anticristo que ajudará a manter seus intentos de pé, possivelmente comandarão as diretrizes da batalha do Armagedom. Correspondem aos dez dedos da estátua de Daniel 2.32. Esta confederação terá governo de “uma hora profética”, considerando as setenta semanas de Daniel, talvez dure uns quinze dias, (parece que estes reis estarão alinhado com Anticristo há mais tempo, mas o ápice deste governo será neste período) os piores para a história da nação de Israel. (cf. v. 13; Dn 7.21; 8.23,24)

3. A DESTRUIÇÃO DA IGREJA MUNDIAL E O CULTO AO ANTICRISTO 

3.1 A Mudança Radical do Anticristo e A Intervenção do Falso Profeta na Segunda Fase da Grande Tribulação.
    a) As mudanças das leis de cultos dos judeus (Dn 9.27)
    b) O Desprezo  a  verdadeiro Deus e  a todos os deuses (Dn 7.25; 11.36-39)
    c) A Oposição ao sistema de Culto e a Autodeificação do Anticristo (2 Ts 2.4; Ap 13.8)
    d) O Falso profeta controla uma organização em massa para adorar o Anticristo (Ap. 13.14,15)


3.2 O Fechamento da Igreja Mundial e a Instalação da Ditadura Religiosa
    a) A partir da segunda metade da Grande Tribulação, acabar-se-á a liberdade religiosa. Todos são obrigados a adorar ao Anticristo o qual junto ao Falso profeta promoverá uma perseguição cruel a quem se recusar adorá-lo (Cf. Ap. 13, 6,7)
    b) O Anticristo usará a confederação dos dez reinos para destruir a igreja Ecumênica que já está enfraquecida (Cf. Ap. 17.13,16)
    c) Certamente são nestes dias que surgirão as duas Testemunhas (cf. 11.1-2) bem como três anjos que incentivarão as pessoas a permanecerem fiéis s a Deus e não adorem a Besta (Cf. Ap. 14.6-10)

Conclusão:

Somente o remanescente judeu e alguns das nações gentílicas rejeitarão o plano diabólico da adoração ao Anticristo. Os judeus serão amparados por Deus e muitos gentios morrerão no intuito de salvar suas vidas.

7 comentários:

  1. vigiemos, pois os dias são dificeis perto esta a nossa redenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dani. Que Deus continue nos ajudando. Continue lendo e divulgando este blog. A partir de segunda estará disposto o tema da Grande Tribulação.

      Excluir
    2. é ceto a firma que o papa vai ser o grande lide religioso da grade tribulação ?

      Excluir
    3. Quem será ele, não se pode afirmar com segurança, mas veja o perfil desse homem no estudo A Manifestação do Anticristo.

      Excluir
  2. enquanto a igreja mundial elá é um controle remoto o mundial que controla qualquer TV estão tentando controla o povo vou direciona ao
    apostolo Valdomiro santiago 2.corintios,capitulo 13.14.15 Reginaldo direciona a Valdomiro santiago porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. É. Agora cuidado pra não entender que a Igreja Mundial da qual me refiro, seja interpretada, como a Igreja Mundial do Poder de Deus. Nada a ver. Refiro-me a uma Igreja Apóstata, com todos os credos juntas, que será organizada depois que Jesus levar o seu povo. Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  4. eu me refiro agora porque depois que a igreja estiver na gloria GA ÉRA.

    ResponderExcluir