sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL




A REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
TEXTO BASE – inicial – Cl. 1.13-17

INTRODUÇÃO
A vida e as coisas não se resumem no que dizem os materialistas, que admitem apenas a matéria.  Existe, sim, um mundo e uma dimensão espiritual, com coisas e seres invisíveis; onde há vida dinâmica com alegrias e sofrimentos. Isso não é mito, atos imaginários ou invencionismo religioso – é uma REALIDADE.
A palavra de Deus nos mostra que há um mundo em contraste com o material e que intervém no material. Mesmo que pessoas não acreditem, como os saduceus nos tempo de Cristo (At 23.8). Isso não anula sua existência.
O Mundo Espiritual é composto pelo Criador e a Pela Criação Invisível, a saber: O Céu, o Inferno, o Lugar Intermediário os Seres Espirituais (Anjos e Demônios), como analisaremos neste Estudo.

1.      A CRIAÇÃO E REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
1.1   Deus criou os mundos: o material e o Espiritual (Hb. 12.3; Cl. 1.16; 2 Co. 4.18)
1.2   Os Céus (Is 4.5; 45.18)
1.3   O Inferno (Mt. 25.41)
1.4   O Lugar Intermediário (Ap. 6.9; Lc. 16.23)
1.5   Os Seres Angelicais (Gn. 2.1; Sl. 148.1-5)

2.      DEUS, O ESPÍRITO INCRIADO
2.1   A natureza existencial de Deus (I Tm. 1.17; Cl. 1.15; Jo. 1.18).
2.2   Deus não é espiritual nem tem um espírito; não é um ser desencarnado, nem um fantasma; ele não é um espírito ele é Espírito (Jo 4.24)
2.3   Como Espírito, Deus se apresenta ou se relaciona:
a)     Pela Criação (Rm 1.20; Sl. 19.1; Jó 12.7-10)
b)     Pelos Milagres ( Êx. 8.18,19; Lc. 11.20)
c)      Pelas Escrituras (  )
d)     Por meio de Jesus (Jo. 1.18; I Tm. 3.16)
e)      Através de uma Teofania (Gn.22.15-19; 32.24-30;Jz 13,15-22, etc)
f)       Assumindo formas humanas (antropomorfismo); atividades humanas (Sl 35.23 e sentimentos humanos “antropopatismo” (Gn. 6.7; I Sm. 15.11 etc)

3.      A CRIAÇÃO E REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
3.1   Deus criou os mundos: o material e o Espiritual (Hb. 12.3; Cl. 1.16; 2 Co. 4.18)
3.2   Os Céus (Is 4.5; 45.18)
3.3   O Inferno (Mt. 25.41)
3.4   O Lugar Intermediário (Ap. 6.9; Lc. 16.23)
3.5   Os Seres Angelicais (Gn. 2.1; Sl. 148.1-5)

4.      OS CÉUS
4.1   O Céu (Lugar invisível e espiritual) é uma realidade (Lc. 10.20; Mt. 26.29; Jo 14.1-3; 2 Co 5.1; Fp. 3.20; 1 Pe 1.4)

4.2   O Primeiro Céu (ouranos) Céu Inferior, onde voam os pássaros e se projetam as nuvens e as chuvas (Cf. Gn 2.20; 7.11; 8.2; Jz 5.4; Sl 18.11; Jr 10.13; Mt 6.26 etc.)

4.3   O Segundo Céu (mesouranos) Céu Intermediário.
a)     Onde estão planetas, cometas, meteoros, as galáxias e todo o sistema solar, - é o firmamento e/ou expansão dos céus (Gn. 1.14,15; Dt. 1.10; Mc. 13.25 etc.).
b)     Sede de Satanás e Demônios, depois da queda, chamado de lugares celestiais em Efésios 6.10.
c)      O primeiro e o segundo céu foram afetados pelo pecado e por isso serão destruídos. (2 Pe. 3.7,10-12; 2 Pe 2.10; Mt 24.35).
d)     Com a destruição dos Céus um novo céu será criado. (cp. Is 34.4 e 66.22) um céu redimido do pecado. (2 Pe 3.13; Is 65.17 ;Ap. 21.1).
e)      O Novo Céu será o espaço redimido que aguardará a Nova Jerusalém (Ap. 21.2.10; 3.12).
f)       Na eternidade, os salvos terão acesso ao Céu dos Céus, a Nova Jerusalém que estará no Novo Céu e à Nova Terra – uma nova criação numa era nova, onde habitará a justiça, a paz , a santidade e  a harmonia cósmica  por toda a eternidade.  (cf. Ef. 1.10; Cl 1.20)

4.4   O terceiro Céu (Epouranos) Céu Superior, chamado, como já mostramos, de Céu dos Céus.
a)     É a morada de Deus (Sl 11.4; Is 63.15; 66.1; Lm 3.50; Ap. 3.12 etc), onde se encontra o trono da Majestade (Hb. 8.1);
b)      É onde residem os anjos (Mc 12.25; Mt. 24.31,36);
c)      Nele está o paraíso e as almas dos salvos (2 Co 12.4; Ap.2.7; Ap. 6.9)
d)     Neste Céu está, também, a Cidade de Nova Jerusalém. Ela não é o Céu, está nos Céus. (Fp. 3.20; Ap.21.1,2, 10; 3.12)
e)       
OBS: O terceiro Céu, não será destruído, pois o pecado não maculou a sublimidade da habitação do Altíssimo, de onde se manifesta Sua glória e Sua santidade eternamente (Sl 113.4; Is 63.15).

5.      O LUGAR INTERMEDIÁRIO
5.1   O termo: Lugar Intermediário porque é o lugar onde ficam as almas desencarnadas entre e morte e a ressurreição.
5.2    O Seol/Hades antes da Ressurreição de Jesus: (Lc. 16.19-31) - três compartimentos:
a)      O Seio de Abarão
                        b) O Hades
b)      O Grande Abismo (ou poço do abismo): Lugar onde uma classe de demônios foi aprisionada (2 P2 2.4; Jd. 6; Cf. Ap. 9.1)
5.3   O Seol/Hades antes da Ressurreição de Jesus
      a)     O lugar de descanso foi transferido (Cf. Ef. 4.8; Ap. 6.9)
      b)     O lugar de tormento permanece embaixo
5.4   Ninguém tem autonomia de sair do lugar intermediário, senão pelo ato da ressurreição. (Lc. 16.23; II Sm. 12.15-23) – por decreto divino as almas desencarnadas permanecem no LI.
5.5   Fantasmas e almas penadas não existem, são manifestações demoníacas (Is 8.19; 2 Sm. 28-8-14)

6.      O INFERNO
6.1   O Inferno é um Lugar Real (Mt. 23.33
6.2   Foi Criado para o Diabo e Seus Anjos, mas por opção, muitos perdidos irão pra lá (Mt. 25.31; Sl 9.17; Ap. 21.8)
6.3   Não é o Hades, este é o Lugar Intermediário – o Inferno é o Lago de Fogo, O Abismo de Trevas Profundas (Ap. 20.14,15; 21.8; Mt. 25.30)
6.4   As primeiras pessoas a irem para o infernos são o Anticristo e o Falso Profeta (Ap. 19.20)
6.5   O Diabo e os demônios, depois do Juízo dos Anjos caídos, serão lançados no Inferno (Ap.20.10)
6.6   A Morte e o Hades, também vencidos, e lançados no Lago de Fogo (Ap.20.14)
6.7   Finalmente, após o  Juízo Final todos os ímpios irão para lá definitivamente (Ap. 20.15)

7.      OS SERES ESPIRITUAIS 
          7.1   PARTICULARIDADES
a)      Os anjos são reais, embora muitos não acreditem. (At. 23.8)
b)      A Criação dos Seres Espirituais – Anjos - (Sl. 148.1-5; Gn. 2.1).
c)      São mais elevados que os homens “são gloriosos” (Sl 8.6; Hb 2.7).
d)      Não se casam, são assexuados, logo não se reproduzem (Mt 22.30)
e)      São em quantidade de milhões (Cf. Dn. 7.10; Ap. 5.11).
f)       Não envelhecem, são imortais, não eternos (Mc. 16.5; Lc. 20.36).

          7.2   A DIVISÃO DA NATUREZA ANGELICAL 
7.2.1        Os Anjos Bons
7.2.1.1   A Categoria
·        O Anjo da presença do Senhor: (Is. 63.9; Jz.13-19)- Supõe-se que Ele é a representação do próprio Deus.
·        Arcanjo: O principal dentre eles – Miguel – (I Ts. 4.1; Jd 9)
·        Príncipes - Principados: Uma classe especial, um escalão dos Principais Anjos (Dn.12.1;Rm.8.38; . Gabriel parece ser um deles (Cf.Lc. 1.11-13,19;Dn.8.16;9.21-27)
·        Poderes e Potestades: Anjos executores de Juízos divinos com ações extraordinárias e agentes protetores ao povo de Deus (Ef. 1.21; 3.10; At. 12.23; Is. 37.36; 2 Sm.24.15-17)
·        Tronos: (Cl. 1.16) Entende-se que sejam anjos chefes das miríades,
·        Dominações ou Domínios: (Cl. 1.16) - Miríades subdivididas para as Funções a eles confiados
·        Querubins: Anjos guardiões e Proclamadores da Grandeza e da Glória de Deus (Hb. 9.5; Nm 7.89; 1Sm 4.4; 2Sm 6.2; 2Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16.; Ez. 1. 5-14; 10.1; Ap.4.5-8); Entre eles existem os querubins de alto escalão (Ap. 4.6-9)
·        Serafins: Os Anjos Ardentes (Is. 6.2) Supõe-se que sua função seja louvar e proclamar a santidade de Deus.

7.2.1.2   A Missão
a)      Equivocadas:
·        Os anjos não são independentes: (I Pe. 3.22)
·        Os anjos não abençoam ninguém “o anjo vai descer aqui pra te abençoar” (Dâmares) “os anjos vem descendo para abençoar você” (Cassiane e Jairinho)
·        Os anjos não são parceiros de Deus no culto para alegria da Igreja (Hino Anjos de Deus Elizeu Gomes/ Anjo da Vitória, Wanderley Dallas)
·        Os Anjos não são escalados pelos homens para cumprir sua missão (pregadores)
·        Não se devem adorar, acessar ou direcionar orações aos anjos (catolicismo e esoterismo) (Cl. 2.18).
·        Não existe um anjo da guarda para os homens, há anjos que protegem.
·        Não existe o anjo da vitória (trazendo bênçãos de bandeja) (Lílian Flores o Anjo da Vitória) ou anjo do renovo (Cassiane e Jairinho)
·        O crente deve sentir a presença de Deus e não de anjos (sinta ele agora/sinta ele aí)

b)      Bíblicas:
·        Proclamarem a Santidade e glória de Deus, nos Céus. (Is. 6.3; Ap. 4.8)
·        Serem mensageiros dos desígnios de Deus (Lc. 1.26-35; Dn. 8.16)
·        Servir, auxiliar e proteger o povo de Deus (Gn. 24.40; 32.1,2; 1Rs.19.5; Hb. 1.14)
·        Atuar nas questões relacionadas à salvação dos homens (At. 8.26; At. 10.1-7,11; Lc. 15.7-10).
·        Promover a Bondade, a Justiça e o Juízo de Deus na Terra. (Gn. 19.12-15; At. 1.21-23; 2 sm. 24.16)
OBS: Toda atividade que se atribui aos anjos devem ajustar-se a Palavra de Deus ( cf. Gl.1.8).
7.2.2        Os Anjos Maus (Demônios)
7.2.2.1   Particularidades
a)     São chamados Anjos Maus, aqueles que por vontade livre se rebelaram contra Deus, seguindo o Querubim Caído (2 Pe. 2.4; Jd. 6)
b)     São chamados de: espíritos imundos (Mc. 1.23); espíritos malignos/maus (At.19.19;
c)      Não há possibilidade de bondade nos demônios, todas as suas ações são essencialmente más.  (É farsa o ensino de espíritos, guias ou entidades boas  - os bons orixás -  ex. Iansã dona dos ventos e Iemanjá rainha dos mares; não há bruxas do bem ou fadas, duendes, gnomos e fantasmas da bondade). São disfarces demoníacos em nome da diversão.
d)     Eles são extremamente inteligentes e estratégicos (cf. 2 Co. 2.11; Ef. 6.10; Ap. 2.24)
e)      São poderosos, mas finitos e limitados (2 Ts. 2.9; Jó 2.7; Tg. 4.7; Jó 1.12)
f)       Creem em Deus racionalmente (Tg. 2.19)
g)     Transfiguram-se para obter melhor resultado de seus intentos (2 Co. 11.14)
h)     São organizados em hostes (tropa militar) (Ef. 6.12; Mc. 5.9) E existem castas diferenciadas (Mt.17.21)
i)       Ao contrário dos Anjos Bons eles não se materializam, mas em contrapartida se apossam de pessoas (Lc. 8.27)  e animais (Marcos 5.13)

7.2.2.2    A Categoria
a)      O Lúcifer- O ex. Querubim Ungido.
·        Sua grandeza e queda: Is. 14. 12.15; Ez. 28.13-15;
·        Seus Nomes, Títulos e Representações.
  Satanás/ Satã (Adversário; Caluniador) – Zc. 3.1;
  Diabo (Enganador e Acusador) – Ef. 4.27; Mt. 4.1; Ap.12.10
Belial (2 Co. 6.15)
 Obadon/ Apolion (Destruidor)  - Ap. 9.11
Príncipe deste Mundo (Jo. 12.31)
Príncipe das potestades do ar (Ef.2.2)
Príncipe das trevas deste século (Ef. 6.12)
Acusador de nossos irmãos (Ap. 12.10)
Deus deste século – 2 Co. 4.4
O Maligno (Ef. 6.16; I Jo. 5.19)
O Tentador (I Ts. 3.5)
Dragão/ Antiga serpente (Ap. 12.4)
Nomes Populares: Capa-Verde; Coisa Ruim; Rabo-de-Seta; Sete-Peles;Cramunhão; Capiroto; Tinhoso, capeta; Chifrudo; Pé de Bode etc.

b)      Os Principados: (Cl 2.15; Ef. 6.12) Demônios que exercem a supremacia nas hostes da maldade. O Satanismo elenca 4 príncipes , 0 3º deles  é citado na bíblia, Belzebu (o senhor das moscas) o príncipe  dos demônios (Lc. 11.15)
c)      As Potestades: (Cl. 2.15; Ef; 2.2 ; Ef. 6.12) Demônios dotados de poderes extraordinários - No candomblé são nomeados: Compare os seus nomes, suas ações com um paralelo bíblico.
      • Exu-Caveira (demônio das doenças) – exu é o orixá –  Cp. Lc. 13.11; 11.14
      • Tranca-Rua (demônio da crise financeira) -  Cp. Ml. 3.11
      • Omulu (demônios das convulsões e ataques psíquicos) – Cp. Lc. 9.42
      • Zé-Pilintra (demônio dos vícios) -
      • Exu-tiriri (demônio das doenças mentais) – cf. Mt. 17.15, 18
      • Exu 7 encruzilhadas (demônio dos acidentes) –  demônios regionais? Cp. Mc. 5,90,10
      • Pomba-gira (demônios dos pecados sexuais) – Os. 5.4;
      • Hogan /Sete Facadas) – (demônio provocador de assassinatos) – Mc. 9.22 – o Próprio Belzebu é chamado de senhor da morte e da crueldade.
      • Maria molambo (o demônio da sujeira. imundícies e da bagunça) Cf. Mc. 5.2
      • Demônios do medo (causadores de perturbações mentais, ansiedade etc) Cf. Is. 16.14,23

7.2.2.3    Relação dos demônios com idolatria antiga e atual (cf. Dt. 32.17; Sl. 106.34.39; 1 Co. 10.20,21).
a)       Fortuna e Destino (Is. 65.5) - demônio da Adivinhação (Dt. 18.11; Lv. 20.27; At. 16.16)
b)       Dagon – (deus peixe) Jz. 16.23 - Iemanjá Rainha dos mares – mãe dos orixás
c)       Adrameleque e Anameleque (2 Rs,17.31; 23.10; cf. Sl 106.37) adorado junto Moloque  - Cosme e Damião e no Candomblé, Moloque (moleque) é associado a Erê (demônio das brigas familiares e das crianças).
d)      Astarote – Jz. 2.13 (deusa da luxúria e da sedução) – Associação com as pomba-giras 
e)      adade-rimon; (Zacarias, 12,11-14) – Exu-Caveira (demônio das doenças)
f)       Santos e orixás:
·        Santo Antônio, santo casamenteiro, (catolicismo) - Exu, senhor dos caminhos (Umbanda)
·        São Jorge, santo guerreiro, (catolicismo) – Ogum, Orixá guerreiro (Umbanda)
·        São Sebastião, santo protetor dos arqueiros (catolicismo) – Oxóssi, protetor das matas (Umbanda)
·        São Lázaro, protetor dos animais (catolicismo) – Obaluaiê (Umbanda) Orixá das doenças da pele.
·        São Pedro, chaveiro do céu (catolicismo) – xangô, senhor das chuvas (Umbanda)
·        Nossa senhora aparecida (catolicismo) – Oxum, rainha dos rios (Umbanda)
·        Virgem Maria (Catolicismo), Iemanjá, orixá da harmonia familiar, a mãe dos orixás.
·        Oxalá é o pai de todos os orixás, é associado a Jesus Cristo. Por conta desta entidade a ARC de 1995 exclui esta expressão da Bíblia substituindo por um termo correlato.

NOTA: Os Demônios estão sempre a serviço de Satanás, dai a expressão “Diabo e seus anjos” (Ap. 12.7,9; Mt. 25.41)

Um comentário:

  1. Bom dia
    Saudações em Cristo
    Gostei meuito do material em blog , excelente .

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