TEXTO BASE – inicial
– Cl. 1.13-17
INTRODUÇÃO
A vida e as coisas não se resumem no que dizem os
materialistas, que admitem apenas a matéria. 
Existe, sim, um mundo e uma dimensão espiritual, com coisas e seres
invisíveis; onde há vida dinâmica com alegrias e sofrimentos. Isso não é mito,
atos imaginários ou invencionismo religioso – é uma REALIDADE.
A palavra de Deus nos mostra que há um mundo em contraste
com o material e que intervém no material. Mesmo que pessoas não acreditem,
como os saduceus nos tempo de Cristo (At 23.8). Isso não anula sua existência.
O Mundo Espiritual é composto pelo Criador e a Pela Criação Invisível, a saber: O Céu, o Inferno, o Lugar Intermediário os Seres
Espirituais (Anjos e Demônios), como analisaremos neste Estudo.
1. A CRIAÇÃO E REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL
1.1  
Deus criou os mundos: o material e o Espiritual
(Hb. 12.3; Cl. 1.16; 2 Co. 4.18)
1.2  
Os Céus (Is 4.5; 45.18)
1.3  
O Inferno (Mt. 25.41)
1.4  
O Lugar Intermediário (Ap. 6.9; Lc. 16.23)
1.5  
Os Seres Angelicais (Gn. 2.1; Sl. 148.1-5)
2.1  
A natureza existencial de Deus (I Tm. 1.17; Cl.
1.15; Jo. 1.18).
2.2  
Deus não é espiritual nem tem um espírito; não é
um ser desencarnado, nem um fantasma; ele não é um espírito ele é Espírito (Jo
4.24)
2.3  
Como Espírito, Deus se apresenta ou se
relaciona:
a)    
Pela
Criação (Rm 1.20; Sl. 19.1; Jó 12.7-10) 
b)    
Pelos
Milagres ( Êx. 8.18,19; Lc. 11.20)
c)     
Pelas
Escrituras (  )
d)    
Por
meio de Jesus (Jo. 1.18; I Tm. 3.16)
e)     
Através
de uma Teofania (Gn.22.15-19; 32.24-30;Jz 13,15-22, etc)
f)      
Assumindo
formas humanas (antropomorfismo); atividades humanas (Sl 35.23 e sentimentos humanos
“antropopatismo” (Gn. 6.7; I Sm. 15.11 etc)
3.1  
Deus criou os mundos: o material e o Espiritual
(Hb. 12.3; Cl. 1.16; 2 Co. 4.18)
3.2  
Os Céus (Is 4.5; 45.18)
3.3  
O Inferno (Mt. 25.41)
3.4  
O Lugar Intermediário (Ap. 6.9; Lc. 16.23)
3.5  
Os Seres Angelicais (Gn. 2.1; Sl. 148.1-5)
4.1  
O Céu
(Lugar invisível e espiritual) é uma realidade (Lc. 10.20; Mt. 26.29; Jo 14.1-3;
2 Co 5.1; Fp. 3.20; 1 Pe 1.4)
4.2  
O
Primeiro Céu (ouranos) Céu Inferior, onde voam os pássaros e se
projetam as nuvens e as chuvas (Cf. Gn 2.20; 7.11; 8.2; Jz 5.4; Sl 18.11; Jr
10.13; Mt 6.26 etc.)
4.3  
O Segundo
Céu (mesouranos) Céu Intermediário. 
a)     Onde estão planetas, cometas, meteoros, as
galáxias e todo o sistema solar, - é o firmamento e/ou expansão dos céus
(Gn. 1.14,15; Dt. 1.10; Mc. 13.25 etc.). 
b)     Sede de Satanás e Demônios, depois da queda,
chamado de lugares celestiais em Efésios 6.10.
c)      O primeiro e o segundo céu foram afetados
pelo pecado e por isso serão destruídos. (2 Pe. 3.7,10-12; 2 Pe 2.10; Mt
24.35). 
d)     Com a destruição dos Céus um novo céu
será criado. (cp. Is 34.4 e 66.22) um céu redimido do pecado. (2 Pe
3.13; Is 65.17 ;Ap. 21.1).
e)      O Novo Céu será o espaço redimido que
aguardará a Nova Jerusalém (Ap. 21.2.10; 3.12). 
f)       Na eternidade, os salvos terão acesso ao Céu
dos Céus, a Nova Jerusalém que estará no Novo Céu e à Nova Terra
– uma nova criação numa era nova, onde habitará a justiça, a paz , a santidade
e  a harmonia cósmica  por toda a eternidade.  (cf. Ef. 1.10; Cl
1.20) 
4.4  
O
terceiro Céu (Epouranos) Céu Superior, chamado, como já mostramos,
de Céu dos Céus.
a)     É a morada de Deus (Sl 11.4; Is 63.15; 66.1;
Lm 3.50; Ap. 3.12 etc), onde se encontra o trono da Majestade (Hb. 8.1);
b)      É
onde residem os anjos (Mc 12.25; Mt. 24.31,36); 
c)      Nele está o paraíso e as almas dos salvos (2
Co 12.4; Ap.2.7; Ap. 6.9) 
d)    
Neste Céu
está, também, a Cidade de Nova Jerusalém. Ela não é o Céu, está nos Céus. (Fp.
3.20; Ap.21.1,2, 10; 3.12)
e)     
 
OBS: O terceiro
Céu, não será destruído, pois o pecado não maculou a sublimidade da habitação
do Altíssimo, de onde se manifesta Sua glória e Sua santidade eternamente (Sl
113.4; Is 63.15).
5.1  
O termo:
Lugar Intermediário porque é o lugar onde ficam as almas desencarnadas entre e
morte e a ressurreição.
5.2  
 O Seol/Hades
antes da Ressurreição de Jesus: (Lc. 16.19-31) - três compartimentos:
a)      O Seio de Abarão
                        b) O Hades
b)     
O Grande
Abismo (ou poço do abismo): Lugar onde uma classe de demônios foi
aprisionada (2 P2 2.4; Jd. 6; Cf. Ap. 9.1)
5.3  
O Seol/Hades antes da Ressurreição de Jesus
      a)     O lugar de descanso foi transferido (Cf. Ef.
4.8; Ap. 6.9)
      b)     O lugar de tormento permanece embaixo
5.4  
Ninguém tem autonomia de sair do lugar intermediário,
senão pelo ato da ressurreição. (Lc. 16.23; II Sm. 12.15-23) – por decreto
divino as almas desencarnadas permanecem no LI. 
5.5  
Fantasmas e almas penadas não existem, são
manifestações demoníacas (Is 8.19; 2 Sm. 28-8-14)
6.1  
O Inferno é um Lugar Real (Mt. 23.33
6.2  
Foi Criado para o Diabo e Seus Anjos, mas por
opção, muitos perdidos irão pra lá (Mt. 25.31; Sl 9.17; Ap. 21.8)
6.3  
Não é o Hades, este é o Lugar Intermediário – o
Inferno é o Lago de Fogo, O Abismo de Trevas Profundas (Ap. 20.14,15; 21.8; Mt.
25.30)
6.4  
As primeiras pessoas a irem para o infernos são
o Anticristo e o Falso Profeta (Ap. 19.20)
6.5  
O Diabo e os demônios, depois do Juízo dos Anjos
caídos, serão lançados no Inferno (Ap.20.10)
6.6  
A Morte e o Hades, também vencidos, e lançados
no Lago de Fogo (Ap.20.14)
6.7  
Finalmente, após o  Juízo Final todos os ímpios irão para lá
definitivamente (Ap. 20.15)
7.1 PARTICULARIDADES
a)      Os
anjos são reais, embora muitos não acreditem. (At. 23.8)
b)      A
Criação dos Seres Espirituais – Anjos - (Sl. 148.1-5; Gn. 2.1).
c)     
São
mais elevados que os homens “são gloriosos” (Sl 8.6; Hb 2.7).
d)     
Não se
casam, são assexuados, logo não se reproduzem (Mt 22.30)
e)     
São em
quantidade de milhões (Cf. Dn. 7.10; Ap. 5.11).
f)      
Não
envelhecem, são imortais, não eternos (Mc. 16.5; Lc. 20.36).
7.2.1 Os Anjos Bons
7.2.1.1  
A Categoria 
·       
O Anjo da presença do Senhor: (Is. 63.9; Jz.13-19)- Supõe-se que Ele é a
representação do próprio Deus.
·       
Arcanjo: O principal dentre eles – Miguel – (I Ts. 4.1; Jd 9)
·       
Príncipes - Principados: Uma classe
especial, um escalão dos Principais Anjos (Dn.12.1;Rm.8.38; . Gabriel parece
ser um deles (Cf.Lc. 1.11-13,19;Dn.8.16;9.21-27)
·       
Poderes e Potestades: Anjos executores de Juízos divinos com ações
extraordinárias e agentes protetores ao povo de Deus (Ef. 1.21; 3.10; At.
12.23; Is. 37.36; 2 Sm.24.15-17)
·       
Tronos: (Cl. 1.16) Entende-se que sejam anjos chefes das
miríades, 
·       
Dominações ou Domínios: (Cl. 1.16) - Miríades subdivididas para as Funções a eles
confiados
·       
Querubins: Anjos guardiões e Proclamadores da Grandeza e da Glória de Deus (Hb.
9.5; Nm 7.89; 1Sm 4.4; 2Sm 6.2; 2Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16.; Ez. 1.
5-14; 10.1; Ap.4.5-8); Entre eles existem os querubins de alto escalão (Ap.
4.6-9)
·       
Serafins: Os Anjos Ardentes (Is. 6.2) Supõe-se que sua função seja louvar e
proclamar a santidade de Deus. 
7.2.1.2  
A Missão
a)     
Equivocadas:
·       
Os anjos
não são independentes: (I Pe. 3.22) 
·       
Os anjos
não abençoam ninguém “o anjo vai descer aqui pra te abençoar” (Dâmares) “os
anjos vem descendo para abençoar você” (Cassiane e Jairinho)
·       
Os anjos
não são parceiros de Deus no culto para alegria da Igreja (Hino Anjos de Deus
Elizeu Gomes/ Anjo da Vitória, Wanderley Dallas)
·       
Os Anjos
não são escalados pelos homens para cumprir sua missão (pregadores)
·       
Não se
devem adorar, acessar ou direcionar orações aos anjos (catolicismo e
esoterismo) (Cl. 2.18). 
·       
Não existe
um anjo da guarda para os homens, há
anjos que protegem.
·       
Não existe
o anjo da vitória (trazendo bênçãos
de bandeja) (Lílian Flores o Anjo da Vitória) ou anjo do renovo (Cassiane e Jairinho)
·       
O crente
deve sentir a presença de Deus e não de anjos (sinta ele agora/sinta ele aí)
b)     
Bíblicas:
·       
Proclamarem
a Santidade e glória de Deus, nos Céus. (Is. 6.3; Ap. 4.8)
·       
Serem
mensageiros dos desígnios de Deus (Lc. 1.26-35; Dn. 8.16)
·       
Servir,
auxiliar e proteger o povo de Deus (Gn. 24.40; 32.1,2; 1Rs.19.5; Hb. 1.14)
·       
Atuar nas
questões relacionadas à salvação dos homens (At. 8.26; At. 10.1-7,11; Lc.
15.7-10).
·       
Promover a
Bondade, a Justiça e o Juízo de Deus na Terra. (Gn. 19.12-15; At. 1.21-23; 2
sm. 24.16)
OBS: Toda
atividade que se atribui aos anjos devem ajustar-se a Palavra de Deus ( cf.
Gl.1.8). 
7.2.2       
Os
Anjos Maus (Demônios)
7.2.2.1  
Particularidades 
a)     São chamados Anjos Maus, aqueles que por vontade
livre se rebelaram contra Deus, seguindo o Querubim Caído (2 Pe. 2.4; Jd.
6)
b)     São chamados de: espíritos imundos (Mc.
1.23); espíritos malignos/maus (At.19.19;
c)      Não há possibilidade de bondade nos
demônios, todas as suas ações são essencialmente más.  (É farsa o ensino de espíritos, guias ou
entidades boas  - os bons orixás -  ex. Iansã dona dos ventos e Iemanjá rainha
dos mares; não há bruxas do bem ou fadas, duendes, gnomos e fantasmas da
bondade). São disfarces demoníacos em nome da diversão.
d)     Eles são extremamente inteligentes e
estratégicos (cf. 2 Co. 2.11; Ef. 6.10; Ap. 2.24)
e)      São poderosos, mas finitos e limitados (2
Ts. 2.9; Jó 2.7; Tg. 4.7; Jó 1.12)
f)       Creem em Deus racionalmente (Tg. 2.19)
g)     Transfiguram-se para obter melhor resultado
de seus intentos (2 Co. 11.14)
h)    
São
organizados em hostes (tropa militar)
(Ef. 6.12; Mc. 5.9) E existem castas diferenciadas (Mt.17.21)
i)      
Ao
contrário dos Anjos Bons eles não se materializam, mas em contrapartida se
apossam de pessoas (Lc. 8.27)  e animais
(Marcos 5.13)
7.2.2.2    A Categoria 
a)      O Lúcifer- O ex. Querubim Ungido. 
·       
Sua
grandeza e queda: Is. 14. 12.15; Ez. 28.13-15; 
·       
Seus
Nomes, Títulos e Representações.
  Satanás/ Satã (Adversário; Caluniador) – Zc.
3.1; 
  Diabo (Enganador e Acusador) – Ef. 4.27; Mt.
4.1; Ap.12.10
Belial (2 Co. 6.15)
 Obadon/ Apolion (Destruidor)  - Ap. 9.11
Príncipe deste Mundo (Jo. 12.31)
Príncipe das potestades do ar (Ef.2.2) 
Príncipe das trevas deste século (Ef. 6.12)
Acusador de nossos irmãos (Ap. 12.10)
Deus deste século – 2 Co. 4.4
O Maligno (Ef. 6.16; I Jo. 5.19)
O Tentador (I Ts. 3.5)
Dragão/ Antiga serpente (Ap. 12.4)
Nomes Populares: Capa-Verde; Coisa
Ruim; Rabo-de-Seta; Sete-Peles;Cramunhão; Capiroto; Tinhoso, capeta; Chifrudo;
Pé de Bode etc. 
b)      Os Principados: (Cl 2.15; Ef. 6.12)
Demônios que exercem a supremacia nas hostes da maldade. O Satanismo elenca 4
príncipes , 0 3º deles  é citado na
bíblia, Belzebu (o senhor das moscas) o príncipe  dos demônios (Lc. 11.15)
c)      As Potestades: (Cl. 2.15; Ef; 2.2
; Ef. 6.12) Demônios dotados de poderes
extraordinários - No candomblé são nomeados: Compare os seus nomes, suas ações
com um paralelo bíblico.
- Exu-Caveira (demônio das doenças) – exu é o orixá – Cp. Lc. 13.11; 11.14
 - Tranca-Rua (demônio da crise financeira) - Cp. Ml. 3.11
 - Omulu (demônios das convulsões e ataques psíquicos) – Cp. Lc. 9.42
 - Zé-Pilintra (demônio dos vícios) -
 - Exu-tiriri (demônio das doenças mentais) – cf. Mt. 17.15, 18
 - Exu 7 encruzilhadas (demônio dos acidentes) – demônios regionais? Cp. Mc. 5,90,10
 - Pomba-gira (demônios dos pecados sexuais) – Os. 5.4;
 - Hogan /Sete Facadas) – (demônio provocador de assassinatos) – Mc. 9.22 – o Próprio Belzebu é chamado de senhor da morte e da crueldade.
 - Maria molambo (o demônio da sujeira. imundícies e da bagunça) Cf. Mc. 5.2
 - Demônios do medo (causadores de perturbações mentais, ansiedade etc) Cf. Is. 16.14,23
 
7.2.2.3  
 Relação
dos demônios com idolatria antiga e atual (cf. Dt. 32.17; Sl. 106.34.39; 1 Co. 10.20,21).
a)       Fortuna
e Destino (Is. 65.5) - demônio da Adivinhação (Dt. 18.11; Lv. 20.27; At.
16.16)
b)       Dagon
– (deus peixe) Jz. 16.23 - Iemanjá Rainha dos mares – mãe dos orixás
c)       Adrameleque
e Anameleque (2 Rs,17.31; 23.10; cf. Sl 106.37) adorado junto
Moloque  - Cosme e Damião e no Candomblé,
Moloque (moleque) é associado a Erê (demônio das brigas familiares e das
crianças).
d)      Astarote – Jz. 2.13 (deusa da
luxúria e da sedução) – Associação com as pomba-giras  
e)      adade-rimon; (Zacarias, 12,11-14) –
Exu-Caveira (demônio das doenças)
f)       Santos e orixás:
·       
Santo
Antônio, santo casamenteiro, (catolicismo) - Exu, senhor dos
caminhos (Umbanda)
·       
São
Jorge, santo guerreiro, (catolicismo) – Ogum, Orixá guerreiro
(Umbanda)
·       
São
Sebastião, santo protetor dos arqueiros (catolicismo) – Oxóssi, protetor
das matas (Umbanda)
·       
São
Lázaro, protetor dos animais (catolicismo) – Obaluaiê (Umbanda)
Orixá das doenças da pele.
·       
São
Pedro, chaveiro do céu (catolicismo) – xangô, senhor das chuvas
(Umbanda)
·       
Nossa
senhora aparecida (catolicismo) – Oxum, rainha dos rios (Umbanda)
·       
Virgem
Maria (Catolicismo), Iemanjá, orixá da harmonia familiar, a mãe dos
orixás.
·       
Oxalá
é o pai de todos os orixás, é associado a Jesus Cristo. Por conta desta
entidade a ARC de 1995 exclui esta expressão da Bíblia substituindo por um
termo correlato. 
NOTA: Os Demônios estão
sempre a serviço de Satanás, dai a expressão “Diabo e seus anjos” (Ap. 12.7,9; Mt.
25.41)

Bom dia
ResponderExcluirSaudações em Cristo
Gostei meuito do material em blog , excelente .