domingo, 12 de janeiro de 2020

INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA BÍBLICA
TEXTO BASE: DANIEL 12:5-13
Por Sérgio Geremias

INTRODUÇÃO
A Bíblia registra a História do Universo de forma linear e lógica, tendo começo, meio e fim. Desde o Livro de Gênesis Deus assegurou: “Enquanto a terra durar...” [Gn 8:22], ou seja, Ele fala do fim, ainda no começo. A mensagem bíblica sobre a Criação é histórica e escatológica, apresentando um princípio e um final realístico.
A Escatologia Bíblica tem o papel de informar àquele que crê na revelação divina, como todas as coisas criadas terminarão, ademais, como será o Novo Mundo após a consumação de tudo. No AT a Escatologia tem como temas centrais a Restauração de Israel e o Dia do SENHOR, mas, diversos temas escatológicos são tratados a miúde, especialmente nos livros proféticos. No NT, porém, os temas futurísticos são tratados, ampla e detalhadamente.
A Escatologia Bíblica, em sua abrangência, está dividida em: Escatologia Individual, que foca a pessoa humana e sua condição, sendo os temas de estudos: a Doutrina da Morte, o Lugar Intermediário e a Imortalidade da Alma. Escatologia Geral que analisa, de forma coletiva, o povo Israel, a Igreja e os Gentios no contexto dos últimos dias, tendo como evento introdutório o Arrebatamento da Igreja.

1.    O QUE É ESCATOLOGIA BÍBLICA

1.1    Definindo o Termo: A palavra Escatologia vem de dois termos gregos: Eschatos = últimos + Logos = tratado, estudo. Assim, Escatologia se traduz pelo Estudo das Últimas coisas, dos Últimos Tempos ou da Consumação de todas as Coisas.
1.2    Escatologia Bíblica: É chamada de Escatologia Bíblia o estudo das últimas coisas, tendo como instrumento base a palavra profética, através da Bíblia. [At. 1:7; Ap. 22:6]. Escatologia Bíblica é assim chamada por dois principais motivos: Primeiro, pela consideração à supremacia bíblica – “nada pode ser acrescentado ou excluído dela” - para a compreensão do futuro. E, segundo, para diferenciar dos conceitos materialistas. seculares e pagãos sobre o de Fim do Mundo.   As profecias bíblicas que tratam da das coisas futuras são chamadas de “Escritos Visionários” ou “Literaturas Apocalípticas”, encontradas em diversas porções veterotestamentários, como partes do livro de Isaías, Ezequiel, Daniel, Zacarias etc. Em no NT, o livro do Apocalipse e passagens como o Sermão Profético de Jesus e os ensinos escatológicos dos apóstolos.
1.3    A Escatologia Bíblica sob a Perspectiva Pentecostal: Há diversas linhas de interpretação da escatologia bíblica, a linha Pentecostal é chamada Futurista, que acredita serem os eventos do Apocalipse reais e que se cumprirão num futuro, seja iminente ou remoto. A igreja é incentivada à perseverança sempre numa perspectiva futurista, embora o Apocalipse possa se iniciar a qualquer momento.  As outras linhas de interpretação são:
a.    Preterista: Parcial - que acredita que o conteúdo do Apocalipse é real, ajustando-se a história da Igreja no primeiro século, com exceção do “milênio”, que é um termo simbólico para se referir ao período do primeiro século até  a segunda vinda de Jesus e o juízo final, eventos futuros. Total - que afirma que todas as profecias do Apocalipse se ajustam na história de sofrimento da Igreja do primeiro século, ou seja, o Apocalipse já se cumpriu.
b.   Historicismo: Afirma que o texto apocalíptico é histórico, porém simbólico, ou seja, os escritos não são literais. Os acontecimentos se referem ao período da História cristã. Os vilões mudam constantemente, são interpretados como os imperadores, os papas, Hitler etc.
c.    Idealismo: Esta corrente nega a natureza histórica e profética do livro do Apocalipse, bem como o seu objetivo confortador em relação ao crente e a vitória final de Cristo. O Apocalipse é visto como um livro de natureza simbólica, cujo objetivo é incentivar o crente à perseverança, de forma generalizada.

2.    A IMPORTÂNCIA DA ESCATOLOGIA BÍBLICA

2.1     Proteger contra o Engano: O Fim do Mundo é um assunto que instiga a curiosidade de muita gente, em vista disso existem muito aproveitadores, que veem na ignorância humana um campo fértil para um negócio. Futurólogos, adivinhadores e astrólogos são alguns que “vendem o conhecimento do futuro” enganado os incautos. Quem conhece a  Escatologia Bíblia se agarra à   a orientação do Mestre: “acautelai-vos que ninguém vos engane...” [Mt. 24:4; Cp. 2 Pe. 2:1,2].
2.2    Prevenir de Especulações Evasivas: Todos os povos em todas as épocas possuem uma concepção da Criação e do Fim do Mundo. Movidos pela curiosidade, muitas pessoas, até cristãs, debruçam incansavelmente em pesquisas insignificantes, especulando ideias pagãs na busca da verdade sobre o Fim dos Tempos. Aquilo que Deus quis revelar, podemos entender com a Escatologia Bíblica. As coisas ocultas não nos competem especular [Dt. 29:29], antes, devemos respeitar os limites que Deus estabeleceu [At. 1:6,7].
2.3    Elevar a nossa Esperança: O Mundo pagão vive a mercê de um fatalismo histórico, porque não tem expectativa do futuro. Vive um estado de medo ou inércia diante de uma expectativa fatalista e cheia de desenganos, como antes vivíamos [I Ts. 4:13;ef.2:12].  A igreja, porém, subsiste por causa da esperança. É através dela que o crente se mantém firme e vigilante aguardando o que tem por vir [Tt. 2:13; At. 24:15; Rm. 8:24]. Eis aí a importância nobre da Escatologia Bíblica - nos motivar a crê em Deus e na Sua palavra, pois nossa esperança está nele. [1 Pe. 1:21].
  
3.    AS CONDUTAS HUMANAS ANTE A ESCATOLOGIA BÍBLICA

3.1    O Questionamento Duvidoso dos incrédulos: Já vimos que os incrédulos não têm esperança do futuro.  A conduta deles, em relação ao futuro, mas precisamente à vinda de Cristo é notada na pergunta sarcástica: “Onde está a promessa da sua vinda? [Cf. 2 Pe 3:4]. Eles se encaixam à geração materialista e impiedosa de Noé denunciada por Jesus [Lc. 17:16,17].
3.2     A Inércia Espiritual dos Crentes Nominais: OS crentes nominais assumem três condutas equivocadas, no tocante ao futuro, a saber:
a.    Assim como ao servo da parábola de Mateus 24:43-51,  muitos dizem no seu coração: “O meu senhor tarde virá”. Estes, à semelhança das virgens loucas da parábola [Mt. 25:1-13], vivem um estado de inércia espiritual e ficarão de fora da Festa das Bodas.
b.    Outros, à semelhança dos tessalonicenses, vivem o outro estremo: crendo na iminência da vinda de Cristo, entregam-se a inércia social [escatomania], caindo na ociosidade [2 Ts. 2:1,2; 3:9,10].
c.    Finalmente, há os que alimentam o medo do futuro, [escatofobia] por se acharem indignos de viver a eternidade com Cristo - Desta categoria estão aqueles a quem Jesus falou em Mateus 7:21-23: “eu não vos conheço”. É bom que todos nos lembremos de suas palavras: “Eis que venho como um ladrão”. [Ap. 16:15].
3.3     A Expectativa Esperançosa da Igreja: Enquanto a expectativa dos incrédulos é de dúvida e a dos cristãos despercebidos, de comodidade, o aguardo da Igreja se traduz na evocação de um anelo esperançoso em forma de oração: “Ora vem, Senhor Jesus!” [Ap. 22:20]. Mesmo que os temas escatológicos estejam caindo no esquecimento e deixado de ter centralidade nas pregações da atualidade, o salvo não deixa emudecer em seus ouvidos a voz do Noivo: “Eis que venho em breve”. [Ap. 22:12 NVI; cp. vv. 7,20; 3:11]. Amém.

CONCLUSÃO
A Bíblia não diz o dia da Vinda de Jesus, que como se sabe, introduzirá a consumação de todas as coisas. Jesus deixou claro, que, indubitavelmente, Ele voltará. Porém, sua volta será repentina, sem nenhum aviso prévio [Mt. 24:40-41;25:19; ] e por isso muitos serão apanhados de surpresas. [Lc 21:34-36]. Daniel, depois de ter recebido muitas informações futurísticas perguntou ao homem vestido de linho: “Senhor, meu, qual será o fim destas coisas?” E, a resposta que teve foi: “Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas para o tempo do fim” [Cf. Dn. 13:8,9]. Portanto, “retenhamos firmes a confissão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário