segunda-feira, 10 de junho de 2013

SESSÃO DE ESTUDOS ESBOÇADOS

REEDIFICANDO AS RUÍNAS DA VIDA ESPIRITUAL

TEXTO: Salmo 51

Introdução

A Vida Espiritual tem o pecado como o grande agente destruidor. É ele o responsável por muitas vidas em ruínas; através dele a comunhão com Deus é interrompida; a alegria da salvação é exaurida e a paz de espírito é interditada.
Só através da busca incessante pelo perdão e pela misericórdia de Deus, a vida espiritual pode ser renovada. O pecado é afronta contra Deus e só ele pode, através de sua clemência restauradora, erguer o pecador, devolvendo os benefícios de sua graça e do seu amor.
O ensino imbuído no Salmo 51 exemplifica, com riquezas de detalhes, o enunciado deste estudo. Reedificar as ruínas de nossa vida espiritual é assumir o compromisso de voltar, às pressas, à vontade de Deus, reconhecendo, como Davi, os nossos pecados e ver no Senhor a nossa única esperança.

1  1. DAVI UM PECADOR ARREPENDIDO

1.1 Ao ser denunciado por Natã, Davi recorre Às misericórdia de Deus (Cf 2 Sm 12.1-7,{13} v.1a)
1.2 Davi tinha consciência seus pecados lhe credenciavam a morte, (v.4; Lv 20.10), mas clama pelo ato da benignidade de Deus ( v.1)
1.3 O sentido teológico de misericórdia (hb hesed) indica um compromisso de lealdade entre duas partes onde a mais fraca busca a proteção e a compaixão da mais forte / misericórdia (Gr eleos) indica a manifestação exterior da piedade sem a qual não há cancelamento da culpa por parte de Deus.

• APLICAÇAÇÃO: As misericórdias de Deus é a razão de não sermos destruídos, mas elas só manifestam num coração plenamente arrependido = (Reconhecimento, Tristeza e Confissão)

2. A BUSCA INCESSANTE DE DAVI PELO PERDÃO E PURIFICAÇÃO DOS SEUS PECADOS
2.1 “Apaga minhas transgressões” (v.1,b;) - Davi enxerga o pecado como uma mancha onde só as misericórdias de Deus poderiam apagá-la.
2.2  “ Lava-me completamente” (v.2) – aqui o pecado é visto como uma sujeira que macula todo o homem. (Cf Sl 38.4,5) Essa sujeira está sempre diante do pecador o acusando (v.3; Cf Sl 38.)
2.3  “purifica do meu pecado” (V.2) : o pecado é um impureza profunda, que requer um processo articuloso de limpeza (Cf v.7; ÊX 12.22;Lv 14.49). A figura do v.7 prova a seriedade das consequências do pecado.

APLICAÇÃO: Sem arrependimento sincero, não há perdão, e, sem perdão não há restauração espiritual.

3. DEZ ELEMENTOS PERDIDOS OU COMPROMETIDOS QUE PRECISAM SER RECUPERADOS
3.1 A Pureza ( v.7, 9)
3.2 A Vida quieta e tranquila (v.8ª; Cf Sl 38.8)
3.3 A Saúde interior (V.8b; Cf Sl 38.10)
3.4 Um coração sem artifícios de maldades (v.10a)
3.5 A Renovação do espírito (v.10b)
3.6 A comunhão assegurada pela presença de Deus (v.11)
3.7 A Atividade do Espirito Santo (v.11)
3.8 A Alegria da salvação (v.12)
3.9 – Um espirito sensível e inclinado a vontade de Deus (v.12)
3.10 – Condições para testemunhar o poder de Deus e de louvar o seu nome (vv 13,15).

Conclusão

Somente um espírito quebrantando e um coração contrito num ato de arrependimento a Deus (v.17) podem encaminhar o homem ao à restauração espiritual. Davi reedificou as ruínas de sua vida espiritual, e, se agirmos como ele, o Senhor será gracioso para conosco. Amém.
Pb. Sérgio Geremias

Nenhum comentário:

Postar um comentário