quarta-feira, 11 de julho de 2012

Doenças: Causas e Curas


Uma Análise Bíblico-científica das causas e  da cura das  Enfermidades


O

 Estudo das doenças tem causado muitas polêmicas no meio evangélico. Se por um lado têm aqueles que, lançando mão da Teologia da prosperidade, nega a possibilidade de uma pessoa salva enfermar, por outro lado, existem os que desconhecem que a salvação em Cristo, garante também a saúde do corpo; se num extremo estão aqueles que atribuem a todas as doenças uma causa espiritual, no outro, aqueles só enxergam a naturalidade das coisas; Muitos são os cristãos que procuram os médicos por falta de fé, e outros, apropriados de uma fé fanática, rejeitam o tratamento médico e se frustram por não ver os resultados de sua crença.
Como profissional da saúde e estudante da Bíblia lhes asseguro que é preciso uma compreensão acerca das causas das doenças, para que a partir desta compreensão, possam entender como a cura deve ser processada. As implicações aqui expostas serão feitas numa visão bíblico-científica sem uso de termos técnicos mais aprofundados. As divisões expostas  são didático-teológicas, a fim de que o leitor se inteire do conteúdo com facilidade.

1.    AS CAUSAS DAS DOENÇAS


1.1    Causa Primária: Teologicamente falando a causa principal e primária das doenças foi a queda. O pecado de Adão trouxe a toda raça humana  consequências generalizadas, afetação no espírito, na alma e no corpo. (Gn. 3.8-24; Rm. 5.12-20)


1.2    Causas Naturais: São todas as causas circunscritas apenas o ordem natural das coisas.
a)      Congênitas: são as doenças adquiridas antes do nascimento, caracterizadas por má formação estrutural ou anomalia morfológica.  Pode ser de um órgão ou de um conjunto de órgãos que causam problema funcional e pode ser hereditário. ( cf. Jo 9.1; At. 3.2; 14.8; Lc. 14.2)

b)      Acidentais: são aquelas que se manifestam por algum tipo de acidente. (I Rs. 1.2; 2 Sm. 4.4)

c)      Imprudência e Irresponsabilidade humana: São as doenças causadas por má alimentação, poluição ambiental, vida diária agitada e excesso de esforço físico. A maioria das doenças na atualidade está inserida neste item, como obesidade, câncer, doenças respiratórias, estresses, e quase todas as doenças degenerativas, como o diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, doenças na coluna vertebral, Mal de Alzheimer etc. (Cf. At. 28.8; I Rs 4.17,18) Por isso Deus intervia no sistema alimentício do seu povo (Cf. Lv. 23)


1.1    Causas Espirituais: São as doenças cujas origens se implicam em fatores que fogem da ordem natural e se relacionam diretamente com Deus ou com o diabo.

a)      Provações ou propósitos divinos: Deus pode permitir doenças como uma forma de provar os seus filhos ou para que resulte numa glorificação ao seu nome. ( Cf. Jó  ; Tg. 5.11; Jo 9.1; Jo 11.4)

b)     Castigo divino em resposta ao pecado: algumas pessoas ficam doentes, porque são feridas por Deus como um ato de juízo (Cf. 1 Sm. 25.38; 2 Cr. 13.20; 2 Cr. 2.18 ) Há na Bíblia até quem fosse ferido pelo pecado de outros, Cf. (2Sm. 12.15)

c)      Irreverência ao ato da Santa-Ceia: Algumas pessoas podem ficar doentes por participar da ceia sem valorizar a sua importância ( Cf. 1 Co 11.30)

d)     Espírito de enfermidade (doenças malignas): Muitas doenças têm ligação direta com diabo e os demônios. Geralmente são espíritos de doenças que atuam no corpo e na mente (Lc. 13.11-13; Mc. 9.17).


1.3 Causas Psíquicas: São as doenças conhecidas como psicossomáticas. São aquelas “de fundo emocional”, ou seja, que são causadas por um estado emocional alterado, cujas manifestações são orgânicas, mas as razões são psíquicas. Muito embora a pessoa sinta sintomas físicos eles não podem ser diagnosticados. Ex. Alguns tipos de asmas, de gastrites, hipertensão etc.


2.      O TRATAMENTO E A CURA
A compreensão da cura, no meio cristão tem sido meio controversa, porque as pessoas se utilizam apenas do argumento da fé. Então, se a pessoa tem fé, recebe a cura, se não tem permanecerá doente. Na verdade teológica, existem vários fatores a ser considerados e todos partem do conhecimento da origem da enfermidade. Por exemplo, duas pessoas podem está com a mesma enfermidade, mas por razões diferentes, e neste caso, o processo da cura ou do tratamento também seguem caminhos diferenciados. Elencaremos abaixo as principais formas de tratamento e curas das enfermidades.


1.      Medicinal ou Farmacêutico: é o tipo de tratamento em que o doente lança mão dos recursos da medicina para obter a cura, muito embora humano e científico, ele  não é condenado pela bíblia, ( Mt. 9.12; Cl 4.14). Ezequias mesmo orientado por Deus usou meios medicinais (Is.38.20,21). Apesar de a medicina ser, relativamente eficiente, uma pessoa que está doente por ter sido ferido por Deus, por exemplo, nunca será curada por este recurso. ( Cp. Jr. 8.22) Além do mais, a confiança em Deus, deve sobrepujar a confiança nos médicos (Cf. 2 Cr. 16.12)
2.      Terapêutico: Algumas doenças podem ser tratadas e até curadas através de terapias, ou seja, sem uso me medicamentos. As terapias mais conhecidas são  fisioterapia e a psicoterapia. Mas atualmente existem uma imensidão tratamento alternativo, como acupuntura, cura quântica, ,homeopatia, fitoterapia, hipnoterapia, mesoterapia, medicina ayurvédica, naturopatia, , quiropraxia, reflexilogia, talassoterapia, tai chi, shiatsu, cromoterapia, massoterapia, yoga terápica, terapia com animais e muitos, etc. Portanto, o cristão deve conhecer bem  o tratamento terapêutico, e analisa-los teologicamente com muito acuidade, porque  muitas destas terapias estão relacionadas com princípios esotéricos, espíritas, ocultistas, idolátricos e sobretudo, antibíblicos.


3.      Espiritual: A cura espiritual, aqui, se limita a chamada cura divina. A única cura espiritual aceita pelos cristãos que tem a bíblia como única regra de fé. A cura espiritual diz respeito àquele que ocorre milagrosamente. Ela pode acontecer de várias maneiras: Pelos dons de curar (1 Co. 12. 9,28,30  ) pela imposição de mãos por um ato de fé (Mc. 16.18   ); Pela oração da fé  (Tg.5.15) e por outros meios extraordinários da soberania de Deus (C. At. 5.15; 19.11,12)

O Cristão mesmo salvo não está isento de adoecer, pois enquanto estivermos vestidos deste corpo mortal, estaremos sujeito a todas as fraquezas e limitações, incluindo as enfermidades. Portanto, temos uma fator positivo a nosso respeito, a morte de Jesus, pode beneficiar nossa vida física ( Mt 8.17) e, mesmo enfrentando doenças, e tendo o corpo corrompido, podemos compartilhar das bênçãos espirituais, em Cristo, através do homem interior ( 2 C0 4.16). Até que definitivamente, nosso corpo seja glorificado à semelhança do corpo de Jesus ( I Co 15.53,54; Fp.3.20,21).
Estando doente, não pecamos em buscar os médicos ou outros profissionais da saúde, mas é bom lembrar que temos o benefício da Cura Divina, mas é válido dizer nem todos os doentes serão curados, e uma das razões está atrelada a causa da doença. Há aquelas que só serão curadas quando pecados cometidos forem confessados (Tg. 5.16 ), algumas  outras quando o espírito da doença for expulso (Mt. 17.18) e uma grande maioria quando tiver fé suficiente para ser curado. (At. 14.9,10). Amém.


Leia, faça seus comentários, sugestões e críticas.
Pb. Sérgio Geremias
Psicopedagogo Clínico  e Bel. Em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário