INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA BÍBLICA
TEXTO BASE: DANIEL
12:5-13
Por Sérgio
Geremias
INTRODUÇÃO
A Bíblia registra a História do Universo de
forma linear e lógica, tendo começo, meio e fim. Desde o Livro de Gênesis Deus
assegurou: “Enquanto a terra durar...” [Gn
8:22], ou seja, Ele fala do fim, ainda no começo. A mensagem bíblica sobre a
Criação é histórica e escatológica, apresentando um princípio e um final realístico.
A Escatologia Bíblica tem o papel de
informar àquele que crê na revelação divina, como todas as coisas criadas terminarão, ademais, como será o Novo Mundo após a consumação de
tudo. No AT a Escatologia tem como temas centrais a Restauração de Israel e
o Dia do SENHOR, mas, diversos temas escatológicos são tratados a miúde,
especialmente nos livros proféticos. No NT, porém, os temas futurísticos são
tratados, ampla e detalhadamente.
A Escatologia Bíblica, em sua
abrangência, está dividida em: Escatologia
Individual, que foca a pessoa humana e sua condição, sendo os temas de
estudos: a Doutrina da Morte, o Lugar Intermediário e a Imortalidade da Alma. Escatologia Geral que analisa, de
forma coletiva, o povo Israel, a Igreja e os Gentios no contexto dos últimos
dias, tendo como evento introdutório o Arrebatamento da Igreja.
1.
O
QUE É ESCATOLOGIA BÍBLICA
1.1
Definindo
o Termo: A palavra Escatologia vem de dois termos gregos: Eschatos = últimos + Logos = tratado,
estudo. Assim, Escatologia se traduz pelo
Estudo das Últimas coisas, dos Últimos Tempos ou da Consumação de todas as Coisas.
1.2
Escatologia
Bíblica: É chamada de Escatologia
Bíblia o estudo das últimas coisas, tendo como instrumento base a palavra
profética, através da Bíblia. [At. 1:7; Ap. 22:6]. Escatologia Bíblica é assim
chamada por dois principais motivos: Primeiro,
pela consideração à supremacia bíblica – “nada
pode ser acrescentado ou excluído dela” - para a compreensão do futuro. E, segundo, para diferenciar dos conceitos materialistas.
seculares e pagãos sobre o de Fim do Mundo. As profecias bíblicas que tratam da das
coisas futuras são chamadas de “Escritos
Visionários” ou “Literaturas
Apocalípticas”, encontradas em diversas porções veterotestamentários, como
partes do livro de Isaías, Ezequiel, Daniel, Zacarias etc. Em no NT, o livro do
Apocalipse e passagens como o Sermão Profético de Jesus e os ensinos
escatológicos dos apóstolos.
1.3
A
Escatologia Bíblica sob a Perspectiva Pentecostal:
Há diversas linhas de interpretação da escatologia bíblica, a linha Pentecostal
é chamada Futurista, que acredita serem
os eventos do Apocalipse reais e que se cumprirão num futuro, seja iminente ou
remoto. A igreja é incentivada à perseverança sempre numa perspectiva
futurista, embora o Apocalipse possa se iniciar a qualquer momento. As outras linhas de interpretação são:
a.
Preterista:
Parcial - que acredita que o
conteúdo do Apocalipse é real, ajustando-se a história da Igreja no primeiro
século, com exceção do “milênio”, que é um termo simbólico para se referir ao
período do primeiro século até a segunda
vinda de Jesus e o juízo final, eventos futuros. Total - que afirma que todas as profecias do
Apocalipse se ajustam na história de sofrimento da Igreja do primeiro século,
ou seja, o Apocalipse já se cumpriu.
b.
Historicismo:
Afirma que o texto apocalíptico é histórico, porém simbólico, ou seja, os
escritos não são literais. Os acontecimentos se referem ao período da História
cristã. Os vilões mudam constantemente, são interpretados como os imperadores,
os papas, Hitler etc.
c.
Idealismo:
Esta corrente nega a natureza histórica e profética do livro do Apocalipse, bem
como o seu objetivo confortador em relação ao crente e a vitória final de
Cristo. O Apocalipse é visto como um livro de natureza simbólica, cujo objetivo
é incentivar o crente à perseverança, de forma generalizada.
2.
A
IMPORTÂNCIA DA ESCATOLOGIA BÍBLICA
2.1
Proteger
contra o Engano: O Fim do Mundo é um assunto que
instiga a curiosidade de muita gente, em vista disso existem muito
aproveitadores, que veem na ignorância humana um campo fértil para um negócio.
Futurólogos, adivinhadores e astrólogos são alguns que “vendem o conhecimento
do futuro” enganado os incautos. Quem conhece a
Escatologia Bíblia se agarra à a
orientação do Mestre: “acautelai-vos que ninguém vos engane...” [Mt. 24:4; Cp.
2 Pe. 2:1,2].
2.2
Prevenir
de Especulações Evasivas: Todos os povos em todas as épocas
possuem uma concepção da Criação e do Fim do Mundo. Movidos pela curiosidade,
muitas pessoas, até cristãs, debruçam incansavelmente em pesquisas
insignificantes, especulando ideias pagãs na busca da verdade sobre o Fim dos
Tempos. Aquilo que Deus quis revelar, podemos entender com a Escatologia
Bíblica. As coisas ocultas não nos competem especular [Dt. 29:29], antes,
devemos respeitar os limites que Deus estabeleceu [At. 1:6,7].
2.3
Elevar
a nossa Esperança: O Mundo pagão vive a mercê de um
fatalismo histórico, porque não tem expectativa do futuro. Vive um estado de
medo ou inércia diante de uma expectativa fatalista e cheia de desenganos, como
antes vivíamos [I Ts. 4:13;ef.2:12]. A
igreja, porém, subsiste por causa da esperança. É através dela que o crente se
mantém firme e vigilante aguardando o que tem por vir [Tt. 2:13; At. 24:15; Rm.
8:24]. Eis aí a importância nobre da Escatologia Bíblica - nos motivar a crê em
Deus e na Sua palavra, pois nossa esperança está nele. [1 Pe. 1:21].
3.
AS
CONDUTAS HUMANAS ANTE A ESCATOLOGIA BÍBLICA
3.1
O
Questionamento Duvidoso dos incrédulos: Já vimos que os
incrédulos não têm esperança do futuro.
A conduta deles, em relação ao futuro, mas precisamente à vinda de
Cristo é notada na pergunta sarcástica: “Onde
está a promessa da sua vinda? [Cf. 2 Pe 3:4]. Eles se encaixam à geração
materialista e impiedosa de Noé denunciada por Jesus [Lc. 17:16,17].
3.2
A
Inércia Espiritual dos Crentes Nominais: OS crentes nominais
assumem três condutas equivocadas, no tocante ao futuro, a saber:
a. Assim
como ao servo da parábola de Mateus 24:43-51,
muitos dizem no seu coração: “O meu senhor tarde virá”. Estes, à semelhança das virgens loucas
da parábola [Mt. 25:1-13], vivem um estado de inércia espiritual e ficarão de
fora da Festa das Bodas.
b. Outros,
à semelhança dos tessalonicenses, vivem o outro estremo: crendo na iminência da
vinda de Cristo, entregam-se a inércia social [escatomania], caindo na ociosidade [2 Ts. 2:1,2; 3:9,10].
c. Finalmente,
há os que alimentam o medo do futuro,
[escatofobia] por se acharem indignos de viver a eternidade com Cristo -
Desta categoria estão aqueles a quem Jesus falou em Mateus 7:21-23: “eu não vos conheço”. É bom que todos nos
lembremos de suas palavras: “Eis que
venho como um ladrão”. [Ap. 16:15].
3.3
A
Expectativa Esperançosa da Igreja: Enquanto a expectativa dos incrédulos é de dúvida e a dos cristãos
despercebidos, de comodidade, o aguardo da Igreja se traduz na evocação de um
anelo esperançoso em forma de oração: “Ora
vem, Senhor Jesus!” [Ap. 22:20]. Mesmo que os temas escatológicos estejam
caindo no esquecimento e deixado de ter centralidade nas pregações da
atualidade, o salvo não deixa emudecer em seus ouvidos a voz do Noivo: “Eis que venho em breve”. [Ap. 22:12
NVI; cp. vv. 7,20; 3:11]. Amém.
CONCLUSÃO
A Bíblia não diz o
dia da Vinda de Jesus, que como se sabe, introduzirá a consumação de todas as
coisas. Jesus deixou claro, que, indubitavelmente, Ele voltará. Porém, sua
volta será repentina, sem nenhum aviso prévio [Mt. 24:40-41;25:19; ] e por isso
muitos serão apanhados de surpresas. [Lc 21:34-36]. Daniel, depois de ter
recebido muitas informações futurísticas perguntou ao homem vestido de linho: “Senhor, meu, qual será o fim destas
coisas?” E, a resposta que teve
foi: “Vai, Daniel, porque estas palavras
estão fechadas e seladas para o tempo do fim” [Cf. Dn. 13:8,9]. Portanto, “retenhamos firmes a confissão
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